Qin F21 Pro: E Os Dumbphones

Publicado em 07 jul. 2024 – 551 Palavras (3 Min de leitura)

Qin F21 Pro

Acabei começando a me interessar por esse movimento de “dumbphones”, percebi logo no começo que estou altamente viciado no meu celular, estou ao menos tentanto diminuir o meu uso constante dele, comecei acessando comunidade no reddit sobre isso r/dumbphones, e fui cada vez mais me aprofundando no tema, acabei acompanhando esses dois canais jvscholz da qual ele trás as dicas, e usos que ele tem em relação ao dumbphone dele, e o outro o Jose Briones - Dumbphone Reviews um ótimo canal, onde ele faz análises de cada celular lançado no mercado, e analisando os vários vídeos e resenhas acabei chegando no Qin F21 Pro, comprei de inicio mais como desculpa para ser o celular do ladrão, mas acabei gostando do bichinho.

Resenha em si?

E um smartphone, ainda é um smartphone, só que um bem pequeno, no sentido literal, ele tem uma tela touch e um teclado, daqueles keypad, que vai de 1 a 9 e 0 em baixo e cada um com 3 letra do alfabeto, você pode instalar o TT9 que lhe da a possibilidade de utilzar de uma forma usavel o teclado, mas eu uso mais mesmo o teclado do Google mesmo, falando em Google.

root pra ter Google Play

Tive que seguir vários guias do XDA Forum para conseguir instalar o root, e install o Google Play Services, acredito que o que utilizei for esse daqui: [GUIDE] Xiaomi Qin F21 Pro Custom Firmware, Root, Playstore Certified do usuário, Jbazt_katuforzs, bastante prático, seguindo todos esse passos conseguir instalar tudo o que eu queria.

obs. Caso você for comprar, você em tese pode evitar todo esse trabalho comprando a versão mais cara, que já vem com os seviços do Google, eu que tentei economizar e comprei a versão sem.

Porque ainda smartphone?

Porque não comprei um celular inferior, que não tinha nenhuma funcionalidade smart, para devez cortar tudo, a minha situação, foi de, eu quero cortar, a grande, parte dos apps, mas ainda tem algums essenciais da qual não posso me separar, sendo eles, WhatsApp e o Uber, um serviço de mensagens da qual, literalmente todo mundo usa, desde a minha família, ao meu trabalho, e faculdade, algo 100% necessário, e um serviço de transporte, não tenho carro, e nem sempre tenho paciencia, ou segurançã para aos cantos de Ónibus, então, sempre que necessário acaba usando esse app.

Funciona e da pro gasto, os dois apps, apresentam uma certa dificuldade, em questão do tamanho do aparelho em sí, mas usando o WIFI, ou 5G e a ligação do WhatsApp funfa perfeitamente.

Finalmente a resenha…

Agora falando sobre o aparelho, ele funciona, ele não recebe mais atualizações, estando para sempre no Android 11, reconhece os chips do Brasil de boas, a qualidade de gravação da camera ou do microfone, não são das melhores, mas servem o proposito.

O filha da mãe ainda tem uma led infra-vermelho, conseguo utilizar ele como controle, legal.

Mas tirando isso, ele só tem uma entrada, a do USB tipo C, não tem microfone, e nem nada, e também não aceita um cartão de memoria, só um chip e nada mais.

Valeu a pena?

Sim, e ainda está valendo, uso ele direto, ainda não substituir o outro, por causa de apps de governo e apps de bancos, mas tirando isso, está legal.

Toda e qualquer opinião listada aqui é minha e não representativa de meus empregadores; futuro, passado e presente.